top of page

Benefícios da acupuntura na saúde mental


No Brasil, a procura por acupuntura tem crescido cada vez mais. A terapia milenar de origem chinesa é uma das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS) que tiveram aumento de 16% na oferta de serviços, segundo dados do Ministério da Saúde.


A técnica da acupuntura consiste na aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo, e é famosa por ajudar a tratar condições como dores crônicas (artrite, artrose, traumas, etc), gastrite, asma, e alterações hormonais, ginecológicas, entre outros.


Além de todos os benefícios físicos, é uma importante aliada na preservação da saúde mental, atuando nos distúrbios da mente, como depressão, insônia, síndrome do pânico, ansiedade e estresse.

Nas escrituras da Medicina Chinesa diz-se que a prática da acupuntura gera equilíbrio para o "Shen", que para nós ocidentais chamamos de Mente.

O Dr Sérgio Lobo, acupunturista do Espaço Chi Energia Vital, explica

“....O Shen uma vez equilibrado, harmonizado, proporciona a capacidade de concentração e memória, além de promover estado de bem estar, alegria e disposição, melhorando os aspectos cognitivos e sociais. Evitando que as emoções se tornem excessivas e se transformem em transtornos”.


Pesquisas científicas sobre os mecanismos da acupuntura no controle de transtornos da psique, descrevem que em quadros de estresse elevado, ansiedade e depressão, há um aumento/excesso do hormônio cortisol no organismo e que o método da acupuntura é eficaz em modular esse hormônio a níveis normais para manter as diversas funções orgânicas que ele desempenha. Além deste hormônio, regula a liberação de dopamina, endorfina e serotonina, que são hormônios relacionados à sensação de bem-estar. Por haver estímulo a regulação desses neurotransmissores a acupuntura se torna eficaz na regulação do sono, do apetite, além de ter efeito relaxante, vasodilatador e analgésico.

Dessa forma, a prática traz melhorias na disposição, na resposta imunológica, além de atuar nas funções física e mental.

Quem pode fazer Acupuntura?

Todas as pessoas podem receber tratamento com acupuntura, independentemente da idade ou estado de saúde. Cada pessoa deve ser avaliada pelo acupunturista.

Como existem várias técnicas de estímulo dos pontos e canais, não só o agulhamento, há sempre uma forma de adaptar o tratamento às necessidades e particularidades de cada indivíduo, como estímulos por calor, laser ou pressão.


A Medicina Chinesa preconiza que a prática deve ser feita regularmente, com o objetivo de manter o corpo e mente sempre saudáveis, evitando assim o adoecimento e o sofrimento. Pois apesar dos resultados fantásticos como tratamento de diversas doenças, ela ainda tem grande valor como prática preventiva.


Mediante anamnese, diagnóstico e terapêutica próprios da Medicina chinesa, o acupunturista é capaz de propor o tratamento necessário dentro de sua área de atuação. Sua prática é de livre exercício no Brasil, de acordo com o Art. 5º, inciso XIII, da Constituição Federal, não sendo necessário encaminhamento de outro profissional de saúde.


Agradecemos sua leitura

Espaço Chi Energia Vital

Sérgio Lobo

Especialista em Medicina Chinesa

Bình luận


Você precisa de um Fisioterapeuta ou Acupunturista?

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
Recent Posts
bottom of page