Você já teve dor na coluna lombar sem causa aparente? Entenda.....
Muitas pessoas já experimentaram a dor lombar (lombalgia), após algum tipo movimento. Essa contratura muscular súbita causa dor local, alteração postural, perda de flexibilidade, espasmos musculares e limitação funcional, afetando diretamente as atividades diárias do indivíduo.
Por que ocorre essa contratura?
Entenda..... Nós, seres humanos, temos no centro do corpo um grupamento muscular importantíssimo conhecido como CORE ou CENTRO DE FORÇA, constituído por 29 pares de músculos que formam uma cinta de fibras musculares com função estabilizadora e postural. Esse centro de força é tão importante para nós porque ele absorve e transmite toda energia para o movimento dos braços, das pernas, do corpo em si. Quando está integrado e equilibrado o corpo se move de forma adequada, porém quando está em desequilíbrio pode provocar danos como dores.
Só para você entender como ele funciona: imagine que uma caneta caiu no chão. Você vê a caneta no chão e automaticamente pensa em pegar .... Mas na verdade como funciona fisiologicamente.... no momento que a caneta cai, o cérebro manda a informação aos músculos do core para que proteja a coluna vertebral, você ainda nem se mexeu, mas o core já foi ativado para lhe proteger. Logo qualquer desajuste acarreta dificuldade no recrutamento desses músculos levando a atrofia, desordens funcionais, fadiga, dor. Por isso é tão importante dar atenção especial a esse grupamento muscular, evitando assim as lombalgias.
Podemos prevenir a lombalgia sem causa aparente?
Sim, com Exercícios de flexibilidade; Exercícios de fortalecimento muscular (principalmente do grupamento do CORE).
O Pilates é uma atividade excelente para isso, pois engloba exercícios respiratórios, de flexibilidade e de fortalecimento com atenção totalmente voltada ao grupamento do core.
Como tratar a lombalgia sem causa aparente?
Depende da forma que a pessoa achar mais adequado ao seu quadro. Uns querem alívio imediato e procuram o médico atrás do medicamento. Outros buscam alternativas mais naturais como a acupuntura, a fisioterapia manual, a osteopatia, a quiropraxia, entre outros.
Nós do Espaço Chi – Energia Vital, podemos falar de alguns tratamentos;
Acupuntura: busca a origem do desequilíbrio, que pode ser fisiológico ou energético, promove a analgesia, relaxa a musculatura, equilibra as energias desorganizadas.
Fisioterapia: promove a analgesia, relaxa a musculatura, organiza as fibras musculares, ajusta as articulações envolvidas, posteriormente fortalece a musculatura prevenindo contra novas lesões.
Pilates: promove a analgesia, relaxa as fibras musculares, fortalece a musculatura.
Dicas para prevenção da lombalgia sem causa aparente: Alongamento, uma pratica diária
Deite no chão confortavelmente
Depois inspire, expire e traga uma das pernas ao centro do corpo, segure a perna por baixo do joelho para evitar compressão do mesmo. Mantenha-se relaxado e conte 20 segundos
Repita o mesmo movimento com a outra perna
Agora puxe as duas pernas e conte por 20 segundos. Depois
Abra os braços e gire as duas pernas para a direita, enquanto a cabeça gira para a esquerda – aguarde por 20 segundos
Repita o mesmo movimento de perna e cabeça para o lado oposto – aguarde por 20 segundos
Fique em quatro apoios. Inicie o movimento inspirando, depois
expire e faça a postura do gato (1). Em seguida
inspire e faça a postura do cachorro (2) – repita esse movimento por 10x
Alongue o mais relaxado possível – aguarde por 20 segundos
Mantenha-se agachado no início por 30 segundos - depois conforme for ganhando flexibilidade permaneça a tempo que achar conveniente.
Maiores informações acesse:
Materia do dia : 16.07.2017
Comments