Dor no quadril: Bursite Trocantérica
Uma das queixas mais frequentes é a dor no quadril devido a Bursite Trocantérica, que é caracterizada por uma dor na região lateral da coxa com pouca irradiação para outras regiões
A Bursite Trocantérica hoje é chamada de Síndrome Peritrocantérica, pois são várias as causas primárias. O diagnóstico da Bursite isolada normalmente é clínico e a Ressonância Nuclear Magnética (RNM) ou ultrassonografia (USG) apenas nos proporcionam uma melhor dimensão do processo.
A evolução postural no ser humano: Dor no quadril & Alterações posturais
Palmer e Apler (2000) citam que a postura correta consiste no alinhamento do corpo com eficiência fisiológica e biomecânicas máximas, desta forma minimizam-se os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade.
A biomecânica do movimento pode explicar o surgimento da dor no quadril devido a Bursite, pois as forças determinadas pelo posicionamento ósseo e muscular levam as alterações posturais por promover desarranjo nas cadeias musculares e consequentemente alteração da biomecânica desta articulação.
A- Posicionamento correto na passada | B- Posicionamento incorreto na passada
Existe também uma relação direta entre as patologias da coluna lombar e a Bursite. Em nossos atendimentos temos alguns pacientes que chegam com queixa de dor na coluna devido à má postura, hérnias, discopatias, cirurgias prévias e que também apresentam uma dor no quadril crônica que não melhoram com nada! E esse é o X da questão! Tratar o quadril sem tratar o problema lombar ou vice-versa não vai adiantar nada. Um trabalho biomecânico bem realizado nessa região pode ser a chave do tratamento.
Existe também dor na lateral do quadril que é causada por patologias de base como, artrose inicial, lesão na cartilagem (RNM), impacto Femoro Acetabular não diagnosticados ou subvalorizados podem ser o fator primário do problema. As lesões tendíneas dos glúteos médio e mínimo merecem atenção especial, sendo em muitos casos a causa da persistência da dor.
O quadril
O quadril é uma articulação estável capaz de suportar peso, composta pelos ossos do acetábulo (Côncavo), e do fêmu r(Convexo) (formato de bola soquete-esferoides) suportado por uma cápsula articular que é reforçada pelos ligamentos iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral, permite seu funcionamento em três planos de movimento, o que lhe proporciona bastante graus de amplitude.
Movimento | Amplitude | articulação do quadril

A extremidade óssea lateral do quadril é chamada de grande trocânter, é sobre essa região que apoiamos o corpo ao dormir de lado. Este é um ponto de fixação para os músculos que movem a articulação do quadril. O trocânter possui uma bolsa sobrejacente bem grande que, ocasionalmente, torna-se irritada, resultando em bursite do quadril (bursite trocantérica).
As forças de reação do solo são provenientes dos membros inferiores e são transmitidas para cima por meio dos quadris até a pelve e o tronco durante a marcha e outras atividades desses membros. Lembrando que os quadris também suportam o peso da cabeça, do tronco e dos membros superiores. Ocorrendo alguma disfunção ou desequilíbrio nas estruturas do quadril, podem levar à lesões, tais como as bursites.
A bursite é um processo inflamatório doloroso que afetam as bursas sinoviais, que são pequenas bolsas de tecido conjuntivo cheias de líquido sinovial situadas em torno das articulações, que tem por função reduzir o atrito entre o osso, os tendões e os músculos.
A Bursa trocantérica está localizada superficialmente ao trocânter maior, parte do fêmur proximal, saliente lateralmente ao quadril. Todos os indivíduos possuem quatro ou mais bursas trocantéricas em cada quadril. O termo “bursite trocantérica” ou bursite de quadril, se refere à inflamação da bursa.
Possíveis causas
Exercício físico intenso,
Lesão por esforço repetitivo (overuse),
Desequilíbrios de flexibilidade e de força muscular,
Desequilíbrios posturais,
Diferença no comprimento das pernas,
Falta de alongamento
Má postura
Uso de calçado inadequado
Doenças (como exemplo: Escoliose, Artrite reumatoide, Artrose de joelho, Gota, Diabetes, Infecção bacteriana | Staphilococus aureus, lesões no quadril, quadril largo, entorse de tornozelo, obesidade, entre outras)
Falha na mecânica do movimento | alteração da marcha
Sintomas
Os sintomas mais comuns que podem ocorrer durante uma bursite no quadril são:
Dor na região lateral do quadril que pode aumentar de intensidade quando se está muito tempo de pé ou deitado de lado e a noite;
Dor ao toque;
Inchaço;
Dor que irradia para a coxa.
Se esta doença não for tratada, pode tornar-se crônica, sendo cada vez mais difícil de tratar e de controlar os sintomas
Em que consiste o tratamento
Repouso o máximo possível
Aplicação de gelo no local
Terapia Medicamentosa (Procure um médico especialista)
Reduzir o processo inflamatório eliminando a dor
Promove o alongamento das fibras encurtadas
Trabalha a força das fibras fracas
Reorganiza as estruturas envolvidas
Cinesioterapia
Reduz o processo inflamatório e elimina a dor
Equilibra o corpo num todo
Trabalha com exercícios que possibilitam
Promover o equilíbrio entre a flexibilidade e a força
Promover a estabilidade e a mobilidade articular
Diminuir a sobrecarga
Recuperar a coordenação motora
Proporcionar a Consciência corporal
Recupera a qualidade na vida
www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/bursite-tendinite-quadril
www.cristianolaurino.com.br/pelve-e-quadril
www.creb.com.br/rio/osteoartrite-no-quadril-dor-pode-irradiar-para-a-coxa-nadegas-e-virilha/
www.dortemtratamento.com.br/bursite-quadril-osteoartrose-tem-tratamento/
Claudia G Pereira
Crefito 2 -216323
Pós-graduada em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico
Fisioterapeuta e Instrutora da Pilates no Espaço Chi Energia Vital
Comentários