Elemento Água, A Importância do Rim (Shen) na Medicina Chinesa
- Espaço Chi
- 29 de jul. de 2022
- 7 min de leitura
Atualizado: 30 de jul. de 2022

Dentro do útero materno, envolto nas substâncias vitais, está a semente da vida, formada pela Essência (Jing) da mãe e da Essência (Jing) do pai, nossa origem, ainda em forma de óvulo fecundado, o Zigoto.

No ventre acolhedor vamos nos desenvolver, recebendo o Qi Pré Celestial adivinho de nossos pais, que armazenado em nossos Rins (Shen), nos nutre e impulsiona nossa evolução intrauterina até a senescência, sendo assim considerado a ampulheta da vida.

Ao nascermos, nosso primeiro ato é o sopro da vida, inspiramos o ar (Qi Celestial -Yang), elemento metal. Logo após, nos é ofertado o primeiro alimento, o leite materno (Qi pós Celestial -Yin), elemento Terra.

A partir do nascimento, temos armazenado em nossos Rins (Shen), a Essência (Jing) da vida, que é composta pelo (Qi Pré Celestial), recebida de nossos pais, que nos nutre como feto e após o nascimento controlam o crescimento, a maturação sexual, a fertilidade, e o desenvolvimento, determinando nossa constituição, força, e vitalidade, é também é base da vida sexual e o fundamento material para produzir o esperma dos homens e o óvulo e sangue menstrual (Tian Gui), e pelo (Qi Pós Celestial) extraída dos alimentos ingeridos diariamente, pelo poder transformador dos sistemas internos.
Se houver deficiência de Essência pode ocorrer: infertilidade, impotência; subdesenvolvimento infantil (Físico e mental), atraso no crescimento e envelhecimento precoce.

O Rim (Shen), é considerado na Medicina Tradicional Chinesa, como o “Raiz da Vida”. Ele abriga nossa Essência (Jing) Qi Pré e Pós Celestial, sendo o fundamento de todo Yin-Yang do organismo. Em condições de saúde, esses dois polos (Yin-Yang), formam um todo integrado. Entretanto, quando há alguma doença ocorre a separação do Yin do Rim (Shen) e do Yang do Rim (Shen). Ambos têm a mesma raiz, e um depende do outro para sua existência.
A Essência (Jing) é armazenada no Rim (Shen) e circula por todo o corpo, principalmente nos oito vasos Extraordinários, sendo de vital importância para nossa vida. Vamos entender!!

Funções da Essência do Rim (Shen)
Governar o crescimento
Governar a reprodução
Governar o desenvolvimento
Governar a maturação sexual
Determinar os ciclos de 7 ou 8 anos
Influencia a Concepção
Sustenta a Gravidez
Seu declínio induz a menopausa
Determina o envelhecimento
É a base material do Yin do Rim e do Yang do Rim
Tem aspecto Yin da Essência do Rim, sendo o elemento água (esperma, óvulo, sangue menstrual)) e o aspecto Yang, é o (Fogo Ministerial) do Portão da Vitalidade.
A Essência do Rim é a base orgânica de transformação do Yin do rim em Qi do rim pelas ações de aquecimento e evaporação do Yang do Rim
ð O estado da Essência determina as condições dos Rins. | Se a Essência for exuberante e abundante: os rins são fortes e o indivíduo tem vitalidade, potência sexual, e fecundidade. | Se a Essência for fraca: os Rins são fracos e o indivíduo tem pouca vitalidade, infertilidade e fraqueza sexual.

A Essência (Jing) do Rim (Shen), produz a medula (Sui), substrato que abastece:
O cérebro e a medula Espinhal (Mar da Medula)
Se nutrido adequadamente: o indivíduo tem boa memória, concentração, raciocínio e visão;
Se não for nutrido: pode ocorrer déficit de memória e concentração, tontura, raciocínio embotado, visão deficiente;
A medula óssea, ossos
Se nutrido adequadamente: os ossos são fortes e os dentes firmes;
Se não for nutrido: os ossos se tornarão frágeis e os dentes frouxos; Nas crianças pode causar desenvolvimento ósseo anormal e deformidade em peito de pombo.
Se houver calor nos Rins: a coluna vertebral não será reta, os ossos definham e a medula diminui.
Importante: o declínio da Essência do Rim (Shen) com a Menopausa das mulheres, significa que, a Essência não pode mais nutrir a Medula e os ossos, razão pela qual se tornam frágeis e a mulher desenvolve a osteoporose.
O Rim (Shen) governa a água
Os Rins são o Portão que controla a micção
Se houver deficiência do Yang do Rim, portão aberto, pode ocorrer micção profusa de urina clara;
Se houver deficiência de Yin do Rim, portão fechado, pode ocorrer micções escassas de urina escura.
Os Rins influenciam a excreção de fluidos do Aquecedor inferior (Intestinos e Bexiga)
O Yang dos rins influencia a função intestinal de transformar e separar os fluidos
Os rins recebem os fluidos dos Pulmões e enviam líquidos vaporizados de volta aos pulmões
O Yang dos rins fornece o calor que o Baço necessita para transformar e transportar os fluidos corporais
Os Rins controlam a recepção de Qi
Rins e Pulmões trabalham em conjunto para usar o Qi limpo do ar. O Pulmão descende Qi direcionando-os aos Rins. Os Rins seguram o Qi embaixo.
Se o Rim não segurar o Qi embaixo, esse se rebela e sobe, podendo causar: congestão torácica, com dificuldade respiratória e asma. Causa comum de asma crônica.
O Rim (Shen) abre-se nos ouvidos
Se nutrido adequadamente: pode ouvir os cinco sons;
Se não nutrido: pode ocorrer zumbido e perda da audição;
O Rim (Shen) manifestar-se nos cabelos
Se nutrido adequadamente: os cabelos crescem normal, com aspecto saudável e brilhante;
Se não nutrido adequadamente ou em declínio: pode ficar fino, quebradiço, opaco ou acinzentado e cair;
O Rim (Shen) controla os orifícios inferiores (uretra e ânus)
Se nutrido adequadamente: os orifícios funcionam adequadamente controlando a saída da urina, do esperma e das fezes;
Se não nutrido: pode ocorrer vazamentos: na uretra causa incontinência urinaria ou enurese; no ducto espermático causa espermatorreia ou poluções noturnas; no ânus causa incontinência fecal, diarreia ou prolapso anal;
O Rim (Shen) abriga a Força de Vontade (Zhi)
Se nutrido adequadamente: os rins determinam nossa força de vontade, que inclui a determinação, o entusiasmo, o espírito de iniciativa, a constância, a obstinação, a tenacidade e a firmeza. Desta forma, a mente está focada nas metas, e as busca, de forma decidida; e controla a memória;
Se não nutrido: o indivíduo tem pouca força de vontade, a mente desanima facilmente e desiste de seus objetivos. Falta força de vontade, motivação. Aspectos importantes na depressão mental.
Nota: Zhi, significa memória e reside nos Rins, logo os Rins influenciam a memória e a recordação.

O Rim (Shen), controlam o Portão da Vitalidade (Ming Men), ou Fogo Ministerial
É a raiz do Qi Original: O Qi Original depende do calor do Portão da Vitalidade para desempenhar sua função. | Se o Fogo do Portão da vitalidade for deficiente; o Qi Original é prejudicado e causa deficiência de Qi e Xue (Sangue);
É a fonte de fogo para todos os órgãos internos: Se o Fogo do Portão da Vitalidade declina, a atividade funcional de todos os outros órgãos é prejudicada resultando em: cansaço, depressão mental, falta de vitalidade, negativismo e sensação exagerada de frio.
Aquece o Aquecedor inferior e a Bexiga: Se não houver calor necessário para transformar os fluidos nesses locais, o indivíduo tem acúmulo de fluidos, gerando edema e umidade.
Aquece o Estômago e o Baço para facilitar a digestão: Se não houver calor necessário para Baço não pode transformar e o Estômago não pode digerir o alimento, gerando diarreia, cansaço e sensação de frio com membros frios.
Harmoniza a função sexual e aquece a Essência e o útero: Se o Fogo declina, a Essência dos homens e o Útero das mulheres ficam frios, causando impotência e esterilidade (masculinas) e falta de desejo sexual e infertilidade (femininas).
Ajuda os rins a receber o Qi: Para o Yang do Rim funcionar com desempenho, deve haver comunicação entre o Qi Torácico (Zong Qi) e o Qi Original (Yuan Qi) que por sua vez dependem do calor original do portão da vitalidade para exercer suas funções. | Se o fogo for deficiente, a função do Rim será prejudicada, podendo causar dificuldade de respirar, asma, sensação de opressão torácica no peito e mãos frias.
Ajuda o coração a abrigar a mente: O Fogo do Portão da Vitalidade ajuda o Coração a brigar a mente (Shen), exercendo forte influência no estado mental e na felicidade. | Se o fogo for deficiente, o coração não consegue abrigar a mente, e o individuo se torna depressivo, infeliz e com pouca vitalidade. | Se o Fogo Ministerial se tornar patológico (ex.: em consequência de problemas emocionais), ele queima para cima e prejudica o Coração e o Pericárdio.
Outras Relações dos Rins
Seu Odor é pútrido: Odor pútrido semelhante a água estagnada. Comum nos indivíduos idosos.
Sua cor é o preto: cor escura, semelhante ao cinza escuro, observado nas regiões malares ou sob os olhos, indicando deficiência de Yin do Rim; preto-azulada (roxo) observada nas regiões malares, indica deficiência de Yang do Rim.
Seu sabor é salgado: o sabor salgado (poucos indivíduos referem que sente esse sabor), indica deficiência dos rins, tanto do Yin, quanto do Yang dos rins. Curiosidade: Alguns doutores quando prescrevem comprimidos tônicos para o Yin do Rim, recomendam que os pacientes tomem ao anoitecer com água quente e ligeiramente salgada. Por outro lado, o excesso de sal na dieta causa danos nos Rins e no Coração (pq a água prepondera sobre o fogo no ciclo de controle dos cinco elementos)
Seu fator climático é o frio: frio externo é maléfico aos rins, especialmente ao Yang dos Rins. Ele invade a parte inferior do corpo e as virilhas. O frio dos Rins pode causar lombalgias, dor abdominal, diarreia e menstruação dolorosa. O frio é maléfico ao Yang, causando deficiência dele.
Seu som é o gemido: o tom da voz é de gemido, som baixo e grave.
Os Rins detestam secura: clima seco ou secura interna pode ser maléfico ao Yin do Rim. Essa secura pode ser produzida por deficiência do Estômago, por perdas profusas e persistentes de fluidos (Ex.: transpiração e diarreia) ou pelo tabagismo. (Tabaco, resseca o Xue e o Jing podendo causar danos ao Yin do Rim).
Os Rins são o portal do Estômago: o Estômago é a origem dos líquidos e os Rins transforma e excretam fluidos. | Se os rins não excretaram os fluidos adequadamente, eles ficam estagnados, e afetam o Estômago. | Se houver escassez de líquidos no Estômago pode causar deficiência de Yin do Rim.
Fonte: Os Fundamentos da Medicina Chinesa - Giovanni Maciocia
Medicina Tradicional Chinesa, uma pratica milenar no cuidado a saúde e bem estar do ser humano.

Precisando de atendimento Integrativo com a Medicina Chinesa?
Acesse nosso site www.espacochi.com
Teremos o prazer em lhe atender!!!
Comments